Home Oportunidades e Carreiras A importância da IT (industria da transformação) no emprego

A importância da IT (industria da transformação) no emprego

1748
0
COMPARTILHAR

Entenda a importância da Indústria da Transformação para o mercado.

No ano de 2014, aconteceram as primeiras demissões do setor da Indústria da Transformação, desde 2002. Essas demissões superaram as admissões e provocaram a redução líquida no número de empregos formais disponibilizados no setor, que foi de mais de 160 mil, representando uma queda de 2% em relação ao ano anterior, 2013. Com esses cálculos, estima-se que esse tenha sido o pior desempenho da indústria no decorrer de 13 anos consecutivos, apesar de ainda levar o título de segundo maior setor da economia brasileira, com o maior número de empregos formais gerados no país. Em pontos percentuais, a IT foi o setor que mais sofreu com a crise e teve queda na participação em empregos da economia entre os anos de 2002 e 2013. Diante desse cenário turbulento, pesquisas chamam a atenção para o comprometimento da capacidade de empregabilidade no setor da IT, que  inevitavelmente acaba provocando efeito dominó e repercutindo no número de empregos e na própria renda do país.

Acesse http://www.jobtonic.com.br/campinas/companies/telemont e encontre milhares de vagas em Campinas e em todas as demais metrópoles do Brasil.

industria informática - Divulgação

A Indústria da Transformação, atualmente, é o setor que apresenta a maior massa salarial do país, com incríveis R$ 215 bilhões só em 2013, além de ser considerado o único segmento com salários acima da média nacional entre os grandes empregadores do setor. Com esse poder de contribuição para a renda brasileira, a Indústria da Transformação é uma das molas propulsoras que ajudam o país a alcançar o nível de renda per capita de país desenvolvido. As pesquisas ainda revelam que quanto maior for o grau de escolaridade dos profissionais atuantes nesse setor, maior será seu reconhecimento, uma vez que o setor oferece melhores salários, fator que contribui para estimular ainda mais o desenvolvimento dos cidadãos, ajudando posteriormente a elevar a capacidade de produção da economia. Entre os grandes empregadores do setor privado, a indústria tem ainda a maior produtividade e, portanto, quando há queda na participação da IT no emprego total, ele contribui diretamente para a redução considerável dos salários médios e até da própria produtividade nacional.
Além disso, a queda nesse setor acaba deteriorando a estabilidade do mercado e ampliando sua rotatividade, já que o setor é campeão quando se trata de planejamento de carreira, sendo um dos setores onde empregados mais conseguem manter-se no cargo por um período de, no mínimo, 3 anos. Por fim, vale lembrar também que a IT também se destaca por ser multiplicador de empregos – para cada emprego gerado no setor, são geradas mais três vagas indiretas. Sendo assim, torna-se impossível desconsiderar a importância da IT para o emprego, sendo um de seus principais pilares de desenvolvimento.

Deixe uma resposta