Home Guia de Estudos Certificação técnica ou Faculdade/Pós-Graduação?

Certificação técnica ou Faculdade/Pós-Graduação?

2322
0
COMPARTILHAR

Esse é um tema muito discutido entre os profissionais, com divergências entre opiniões e visões diferentes. Eu estou no mercado de TI há mais de 16 anos e tenho minha opinião e visão sobre esse assunto, tanto como um candidato a uma vaga quanto no papel de um entrevistador.

Antes detalhar meu ponto de vista sobre o tema, posso afirmar que essa exigência pode variar de acordo com o departamento e com o ramo de atividade da empresa. Explicarei mais adiante.

Apesar da minha visão estar voltada ao mercado de TI, acredito que também se aplica para outras áreas, pois atualmente, qualquer ramo de atividade possui treinamentos extras para aprimorar conhecimentos (finanças, comércio exterior, comercial, marketing, etc.).

Há mais ou menos 10 anos atrás, quando eu fazia entrevistas eu percebia uma exigência maior em ter (ou estar fazendo) faculdade. Isso fez com que eu realizasse 2 faculdades e recentemente conclui MBA, sempre focado na área de TI. Percebi também uma grande diferença quando a entrevista era em uma empresa de TI e quando era em outra empresa de ramo diferente. Entrevistas em empresas de TI, focam maior parte do tempo no conhecimento técnico e analisam os cursos e certificações que você possui. Mas também não deixam de analisar a formação acadêmica. Alias, qualquer empresa analisa tanto as formações acadêmicas quanto os treinamentos e certificações técnicas, apenas essa ressalva das empresas onde o core é TI, que analisam mais a experiência olhando mais a parte técnica.

Outra diferença está entre ás áreas. Enquanto a área técnica analisa mais as questões técnicas (óbvio), o recursos humanos avalia a parte comportamental, postura, histórico curricular, vida pessoal e um pouco da parte técnica. Não focam tanto na parte técnica por que o recrutador não tem domínio no assunto, por isso que as entrevistas sempre são divididas entre RH e área técnica.

Mas afinal, certificações ou faculdade/pós-graduação?

shutterstock_96021914-300x200

Respondendo com base na minha opinião: OS DOIS. A sua contratação em um processo de seleção terá um conjunto de fatores que variam de acordo com a necessidade do perfil profissional que a empresa procura. Em algumas situações vão exigir mais certificações do que uma faculdade, e vice-versa. Mas na maioria das situações serão exigidos os dois, o peso de um ou outro vai variar de empresa por empresa e da necessidade da vaga.

Com base na minha experiência eu diria que a faculdade e pós-graduação amplia o campo de visão para diversos temas e competência, diferente de um curso técnico onde o objetivo é se especializar em um produto especifico.

Como foi minha trajetória até aqui?

ilustracao

Claro que faculdade e cursos técnicos/certificações tem custos elevados e nem sempre temos condições de fazer os dois ao mesmo tempo. Eu comecei realizando 2 faculdades, com intervalo de 4 anos de uma para outra. Nesse intervalo eu resolvi investir em inglês, e até hoje me arrependo. Eu deveria ter feito um curso técnico nesse período. Durante a segunda faculdade que eu comecei a realizar os treinamentos técnicos e buscar as certificações. Agora em 2016 conclui o MBA focado na área técnica também. Hoje invisto em treinamentos e em breve no inglês, que é outro item muito exigido atualmente.

Em resumo, essa foi a minha trajetória. Não quero dizer que ela é a correta, longe disso.

Por onde começar?

duvida-2-1-580x280

Para quem tiver começando agora na área de TI especificamente, eu recomendo fazer uma faculdade e se possível, em paralelo, um curso técnico para focar a especialização em um determinado produto. Quando acabar a faculdade, dedique 1 ano para certificações e inglês e depois busque uma pós-graduação. Procure aquilo que você goste e que tenha oportunidades no mercado de trabalho. Existem produtos bem específicos com pouco mercado e existem produtos específicos com poucos profissionais capacitados. Tudo isso deve ser avaliado antes de você decidir sua especialização.

Hoje quando perguntam pra mim: O que estudar? Eu costumo dar algumas opções, já olhando para o futuro e analisando tendências de mercado. Na ordem:

  1. Cloud
  2. Virtualização
  3. Storage
  4. Redes
  5. Big Data
  6. Business Intelligence
  7. Banco de Dados
  8. Sistemas Operacionais

Conhecer um pouco de cada tecnologia é interessante e importante, mas busque se especializar em um produto. Não quero ser especialista de tudo, existe uma frase que é: “quem muita sabe nada sabe”.

Espero que esse artigo ajuda na sua tomada de decisão e contribua para que você trace o melhor caminho para a sua carreira profissional. Espero ter ajudado.

Deixe uma resposta