Home Sistemas Operacionais Windows 8 Fim do suporte ao Windows 8. O que acontece? O que fazer?...

Fim do suporte ao Windows 8. O que acontece? O que fazer? Quais são os riscos?

909
0
COMPARTILHAR

No dia 12 de janeiro de 2016 a Microsoft anunciou o fim do suporte ao Windows 8, que foi lançado oficialmente em 26 de Outubro de 2012. O Windows 8 entrou no grupo dos sistemas operacionais fracassados da Microsoft, como exemplo a não ser seguido, assim como Windows ME e Windows Vista. Foi uma quebra de paradigma radical e no meu ponto de vista sem planejamento algum, tanto que hoje apenas 3% utilizam o Windows 8. A Microsoft não estudou seus usuários como vem fazendo no Windows 10. O Windows 8 tinha o objetivo de aproveitar o avanço dos dispositivos com tela touch screen, mas as dificuldades para se adaptar foram grandes.

Muitas pessoas se perguntam o que fazer e quais são os riscos quando a Microsoft não oferece mais suporte para uma versão de sistema operacional. Responderei essas dúvidas agora:

O que acontece?
A Microsoft não lançará mais atualizações de segurança ou qualquer novidade para o Windows 8. É praticamente um abandono mesmo.

O que fazer?
Eu não pensaria duas vezes em migrar para o Windows 10. Mara para isso, antes terá que atualizar para o Windows 8.1 e depois sim para o Windows 10. Lembrando que essas atualizações são gratuitas. Qualquer usuário que possua o Windows 7, 8 ou 8.1 tem até 29 de julho de 2016 para atualizar gratuitamente para o Windows 10. Sei que muitas pessoas não possuem conhecimento para realizar essa atualização. Peço que entrem em contato comigo que ajudarei, marcelo@mswiki.com.br. Para quem quiser tentar atualizar sozinho, primeiro acessar o Windows Update e veja se há atualizações de segurança pendentes de instalação. Se tiver, instale todas. Quando não tiver mais atualizações, acesse a Loja do Windows e veja se a atualização para o Windows 8.1 está disponível. Se conseguir atualizar para o Windows 8.1 e quiser atualizar para o Windows 10, siga esse vídeo que fiz recentemente: Como atualizar para Windows 10.

Não vou atualizar. Continuarei com Windows 8, quais os riscos?
Seu computador ficará (alias, já está) vulnerável a ataques, invasões e muito mais. Um

Meu computador está vulnerável neste momento?
Sim. Mesmo com todas as atualizações já instaladas, com certeza hackers já estão explorando as falhas de segurança presentes no Windows 8. E como sabem que não haverá mais atualizações para o sistema operacional, em breve alguns dispositivos estarão na mira desses hackers.

Concluindo: Na minha opinião a melhor alternativa seria de fato a atualização para o Windows 10, lembrando que antes é necessário migrar para o Windows 8.1, realizar todas as atualizações e em seguida atualizar para o Windows 10. Inclusive esse fim de suporte fará com que aumente o número de usuários usando Windows 8.1 e Windows 10 principalmente. Os usuários de Windows 8 possuem 2 escolhas, Windows 8.1 ou Windows 10.

Deixe uma resposta