Home Sistemas Operacionais Mercado de TI e seus desafios. Veja minha experiência e dicas para...

Mercado de TI e seus desafios. Veja minha experiência e dicas para ajudar no seu crescimento.

920
1
COMPARTILHAR

Olá pessoal !

Antes de começar esse post, acho muito interessante que leia até o momento, apesar de ser um conteúdo grande. Aqui vou compartilhar de forma resumida minha experiência profissional dentro da área de TI, com dicas importantes de postura dentro da empresa, comprometimento, pró-atividade, equilíbrio, como lidar em momentos de crise, o que fazer se cometer um erro, etc. Também relacionei alguns sites de empregos, alguns deles específicos para a área de TI.

Quero deixar claro que estou apenas compartilhando minhas experiência, não que esse seja o melhor caminho a ser seguido, mas com certeza você poderá aproveitar algumas coisas que vivi durante esses mais de 15 anos na área de TI.

O INICIO

Comecei a fazer estágio com 16 anos de idade, na Caixa Econômica Federal. Na época eu fazia Colégio Técnico em Processamento de Dados, coisa que eu acho que nem existe mais (rs). Durante 5 meses, comecei a sentir como é trabalhar, lidar com pessoas, ter compromisso com horário, etc.

Foi no final de 1999 que de fato comecei a trabalhar na área de TI. Minhas função era prestar suporte para os funcionários internos (Windows, Office, Outlook, Lotus Notes, etc.). Depois de alguns meses já me colocaram pra ficar alocado em Cliente, e isso agregou e agrega muito no desenvolvimento profissional.

Em 2000 recebi um convite de um amigo meu para trabalhar em uma grande multinacional, onde me destaquei algumas vezes. Esse destaque também aconteceu nas empresas posteriores que trabalhei, e na atual empresa que estou trabalhando. De 2000 pra cá atuei em grandes, médias e pequenas empresas, e discordo totalmente quando dizem que “quando trabalhamos em empresas grandes somos apenas um número e quando trabalhamos em pequenas empresas temos nosso nome em evidência”. É possível ter seu nome em evidência em empresa grande, claro, você terá que ser diferenciado em relação aos demais colaboradores da sua equipe.

O QUE FAZER PARA SER DIFERENCIADO?

Um dos meus diferenciais é que nunca estou satisfeito com o conhecimento que tenho, não fico 1 ano sem estudar, não consigo entrar em uma zona de conforto, tenho grande ambição e fico incomodado quando meu desenvolvimento não está evoluindo.

Sou bem detalhista e perfeccionista, sempre procuro superar as expectativas, seja através de uma análise ou relatório. Sempre procuro me colocar no lugar do Cliente, quando tenho que entregar algo, eu procuro fazer da maneira como eu gostaria de receber. Nem sempre temos tempo para fazer algo como gostaríamos, eu particularmente fico incomodado, mas entrego da melhor maneira dentro do tempo que me foi dado.

Outro ponto importante, é detalhar tudo que você faz. Se você está atendendo chamado, detalhe ao máximo tudo que você fez, evidenciando com printscreen, copiando e-mails de Clientes, citando data e hora em que suas ações foram realizadas, etc. Informação nunca é de mais, e caso aconteça algo, você estará protegido por ter detalhado tudo que fez.

DESAFIOS

jogos-de-logica    desafio     os_principais_desafios_do_marketing_b2b

Os desafio são grandes para conseguir um crescimento profissional. A questão de estudo é um. A área de TI é muito dinâmica e constantemente temos que nos atualizar por que os softwares mudam de versões, e a cada nova versão sempre temos novidades e correções que devemos conhecer. Não encare cursos e treinamentos como despesas ou dividas, encare como investimentos, pois eles trarão uma bagagem de conhecimento que no futuro será convertido para o seu crescimento profissional.

Imagine um situação onde você tem 10 chamados na fila, são chamados desde os mais simples até os mais complexos. Qual você deve escolher? É claro que é o mais complexo, o mais desafiado. Não encare como “difícil” e sim “desafiador”. Talvez você precise de uma ajuda de alguém mais experiente, mas e daí? O que tem de mais? Pode ter certeza que essa atitude chamará a atenção de outras pessoas, elas vão perceber que você está buscando chamados/problemas/solicitações mais complexas e desafiadoras. E quando tiver que ligar para Cliente, falar com Gerentes e Diretores, não tenha medo. Pratique isso, pois hoje o mercado de TI tem muitos especialistas que não tem perfil e postura para conversar com Clientes. ISSO É UM GRANDE DIFERENCIAL!

Para aqueles que trabalham aos finais de semana (eu já trabalhei até 2 anos atrás), se a demanda de trabalha for baixa, aproveite o tempo para estudar. A internet está repleta de bons sites e bons conteúdos para você estudar. Aproveite esse tempo para agregar mais conhecimento e se preparar para certificações por exemplo. Isso aconteceu recentemente comigo, aproveitei esse tempo para estudar e posso dizer que minha certificação MCSA de Windows Server 2012 eu tirei estudando aos finais de semana no trabalho. Depois coloquei como meta o MCSE, e dediquei 2 horas por dia para estudar. 2 meses depois estava eu com a certificação MCSE de Windows Server 2012.

COMUNIDADES E GRUPOS

TI

Outro item importante que ajuda muito a agregar conhecimento e experiência, são os grupos de discussão por e-mail, linkedin, facebook, google+ e muitos outros. Se procurar na internet por “grupo de discussão de TI”, “grupo de discussão sobre Windows Server”, etc, temos muitas opções. Temos grupos de discussão por e-mail também. Essas trocas de informações e experiências é muito importante. As pessoas publicam situações do dia-a-dia, situações essas que você pode estar passando também. Sem contar o Network, de repente surge até mesmo uma oportunidade de emprego melhor para você. O mundo de TI é muito pequeno, mas é um mercado muito aquecido e dinâmico, e posso garantir que não falta emprego para bons profissionais. Hoje em dia, qualquer escritório precisa de alguém para administrar a parte interna de TI da empresa, e-mails, sites, etc.

Participe de eventos que são publicados nesses grupos, isso conta muito para o seu currículo.

Procure ler histórias e experiências de outras pessoas. A área de TI tem muitos cases de sucesso. Conheço muitas pessoas que deixaram de ser empregados para trabalhar por conta.

SITES DE EMPREGOS

jobs

Mesmo que esteja empregado, é sempre bom consultar o mercado de vez em quando. Não é legal ficar intervalos curtos nas empresas, pois isso pode te prejudicar em um processo de seleção. Com certeza você será questionado por que não fica muito tempo em uma empresa. O crescimento profissional dentro de uma corporação não é rápido, mas seus investimentos e seu desenvolvimento, pode ajudar e fazer com que esse tempo seja menor. Caso você perceba que passou da hora, é importante conversar com seu chefe e perguntar o que você pode fazer para melhorar, ou então, onde você está errando. Não se contente com sua posição atual, sempre busque algo a mais.

Alguns sites de empregos muitos já conhecem, que é o caso da Catho, Manager, Infojobs, Empregos.com.br, etc. Existem alguns sites específicos para empregos na área de TI. Selecionei para vocês os seguintes:

CEVIU: www.ceviu.com.br
Site pago. Utilizei algum tempo, aparece boas oportunidades, vale a pena testar.

APINFO: www.apinfo.com
Site gratuito, muito bom. Acredito que é o mais utilizado pelos profissionais da área de TI. Mantenha seu currículo sempre atualizado, pois as empresas dão preferência para os currículos que constantemente tem atualizações.

EMPREGOSTI: www.empregosti.com
Site gratuito. Gostava muito, mas de 6 meses para cá fica determinados períodos sem atualizar. Mas é um bom site para consultar oportunidades também.

INDEED: www.indeed.com.br/empregos
Site gratuito, mas confesso que nunca usei, mas vi algumas pessoas comentando bem, então resolvi indica-lo nesse artigo.

Bom, compartilhei com vocês um pouco da minha experiência e vivência do dia-a-dia. Espero que esse artigo e o conteúdo que ofereço no site pode lhe ajudar em algo na sua carreira profissional.

Obrigado.

1 Comentário

  1. Olá Marcelo.
    Primeiramente parabéns pelas conquistas profissionais.
    Estou fazendo o treinamento para a certificação MCSA WinServer 2012 pelo curso adv aqui no rio, http://www.cursoadv.com.br.
    Estou confiante que irei realizar uma boa prova, mas estou sempre buscando me aprimorar.
    Você teria a dica de um site com material para estudo com simulados?

Deixe uma resposta