Home Sistemas Operacionais Windows 10 Windows 10 – Build 10158 disponível no Windows Insider Program. Vejam as...

Windows 10 – Build 10158 disponível no Windows Insider Program. Vejam as novidades e como instalar.

821
2
COMPARTILHAR

Há pouco menos de 1 mês para o lançamento oficial do Windows 10, a Microsoft disponibilizou nessa segunda-feira (29/06) a build 10158, que traz novidades e o principal, uma estabilidade muito grande em relação às compilações anteriores. Eu observei grande diferença de desempenho em relação à build 10130 que eu estava antes. Alias, essa tendência de estabilidade e performance deve continuar até o lançamento da versão final.

Sobre as novidades, a principal delas é a presença do novo navegador, o Microsoft Edge, já com algumas funcionalidades pedidas pelos usuários no programa Windows Feedback, como por exemplo a possibilidade de importar os favoritos de outro navegador, o botão “home” (página inicial), a possibilidade de utilizar outro mecanismo de busca em pesquisas na barra de endereços.

Abaixo segue imagem do menu iniciar onde mostra o ícone do Microsoft Edge.

MicrosoftEdge

Ainda sobre o Microsoft Edge, veja a inclusão da opção de ativar o botão “home”. Para habilitar, basta clicar nos 3 pontinhos localizado no canto direito superior (…), em seguida CONFIGURAÇÕES e depois em EXIBIR CONFIGURAÇÕES AVANÇADAS.

Edge-Botao-Home

Outra novidade é a possibilidade de utilizar um tema escuro para o navegador. Para habilitar basta ir em (…) novamente e selecionar CONFIGURAÇÕES. Logo no inicio tem a opção “Escolha um tema”. Você pode escolher claro ou escuro. A imagem citada acima está com tema claro, veja abaixo com tema escuro.

Edge-Tema-Escuro

Outras funcionalidades “não visíveis” foram implementadas no Microsoft Edge, como gerenciamento de senhas, melhor desempenho em áudios, arrastar e soltar abas para criar novas janelas, entre outros.

Além de inúmeras correções, destacamos também outras novidades:

  • Novo tema para cortana, agora com cor escura para combinar com o sistema operacional.
  • Integração de cortana com o Office 365.
  • App de fotos agora suporta gifs animados, atendendo a pedidos de usuários no Windows Feedback. Além disso, foi adicionado também a opção “abrir com”, para visualizar imagens em outros softwares.
  • O aplicativo “Ferramenta de captura” (para dar printscreen) possui uma nova funcionalidade, chamada DELAY (atraso). Agora é possível configurar um tempo para capturar uma imagem. Podemos definir até 5 segundos de atraso. Veja na imagem abaixo:

snipping-tool

Informações úteis e importantes

  • Para instalar a build 10158 é necessário que você tenha a última compilação oficial que a Microsoft disponibilizou no Windows Insider Program, que é a build 10130. Baixe a ISO dela clicando aqui.
  • O procedimento para instalação de novas builds é o mesmo. No link a seguir eu explico de maneira bem detalhada o passo-a-passo.
    http://www.mswiki.com.br/windows-10-build-10041-disponivel-vejam-imagens-e-como-atualizar
  • Por se tratar de uma versão Preview, não instale em sua máquina física, procure utilizar uma máquina virtual para realizar testes e conhecer os novos recursos. Recomendo instalar na sua máquina física somente a versão final.

2 Comentários

Deixe uma resposta