Windows 8 – Aumentar / Expandir / Estender e diminuir espaço em...

Windows 8 – Aumentar / Expandir / Estender e diminuir espaço em disco

7734
37
COMPARTILHAR

Neste vídeo mostro como expandir e diminuir o espaço de um disco no Windows 8. O procedimento eu faço através do Gerenciamento de Disco.

37 Comentários

  1. Tenho um Notebook com ele veio instalado o Windows vista e ao utilizar o software instalado no PC ocorreu que não conseguiu restaurar o sistema porem o inicia a tela do Windows e abre uma janela falando instalar o Windows, ai vem a ajuda… tem como resolver este problema sem que eu tenha que fazer uma formatação, ou seja, uma instalação limpa? Por que a minha pergunta, o Windows instalado e o que veio da fabrica do notebook HP. Me ajude por favor, obrigado desde já!!!
    ​Marcelo Otávio.

    • Boa tarde Marcelo.
      Eu costumo formatar quando eu vejo que há muitos problemas na máquina. Se você tem coisas importantes dentro do notebook e precisa salvar esses dados, eu recomendaria subir um Linux (não instalar) e de dentro dele recuperar esses dados. Essa é uma opção e precisa ter um conhecimento intermediário pra fazer. Outra alternativa, seria tentar iniciar o Windows em modo de segurança com prompt e digitar alguns comando que podem salvar e corrigir sua inicialização. Pra aparecer a opção de iniciar em modo de segurança, você tem que ficar apertando F8 ou F4 quando liga o computador. Ai serão listadas as opções. Ao abrir o modo seguro com prompt, indico 2 comandos. São eles:
      SFC /SCANNOW –> Esse comando corrige arquivos do sistema.
      CHKDSK /F –> Esse comando corrige problemas no disco, que inclusive pode estar impactando na inicialização do seu Windows.

      Bom, inicialmente é isso. Espero que dê certo.

      Obrigado.

      Att.
      Marcelo Strippoli

  2. ola gente. To com u.a situacao no meu pc. O disk local c esta super cheio, para isso, preciso de aumentar o espaco no mesmo disco tirando do outro disco que esta vazia. Quais sao os procedimentos para isto.?

    • Bom dia. Você possui um outro disco e quer juntar esse espaço junto ao disco que está sua unidade C? É isso?
      Se for, não é um procedimento tão simples de se fazer, e é bom fazer backup de todas as informações por precaução. Você só conseguirá se fizer um RAID 0 (stripe), que nada mais é que juntar os dois discos e formar um único volume. Porém, caso um dos discos falhe, você perderá informações do outro disco também. Tem conhecimento para realizar esse tipo de configuração?

      Obrigado e Feliz 2016 com muita saúde!!!

      Att.
      Marcelo Strippoli

  3. Oi, eu tenho um problema.
    Quando formataram meu notebook deixaram pouca memória no disco c e memória demais no disco d, no entanto quando tentei fazer por esse método que você ensinou não deu certo porque o disco c está no disco 0 e o disco d está no disco 1.
    Como faço para concertar isso? Todos os vídeos que vi o disco c e d estavam no disco 0, tem como mudar? Ou talvez só transferir a memória?

    • Bom dia Milena, obrigado pelo comentário.
      Nesse caso, os discos são diferentes. Assim não tem como redimensionar os discos infelizmente. Só é possível se os volumes estiverem no mesmo disco.

      Att.
      Marcelo Strippoli

    • Millena, bom dia. Ficou sem solução não é mesmo? Estou com o mesmo problema seu. É triste ouvir a resposta que não é possível fazer. Você já conseguiu resolver o problema? Por favor se você conseguiu, passe para mim. Obrigado.

      • Boa noite César.
        Tecnicamente é possível fazer, mas é um processo um pouco complexo e difícil de se explicar via texto. É necessário o uso de um software profissional para gerenciamento de discos e partições e ter um conhecimento intermediário/avançado para não correr o risco de perder todos os dados que estão no disco. É necessário cautela para fazer isso.

        Obrigado.

        Att.
        Marcelo Strippoli

  4. Marcelo, eu uso lenovo g50-70 e tem 1tb, entao reparti o disco C onde tinha quase 900G e consegui apenas quase 500G no novo disco e gostaria de aumentar reduzindo do disco C mais 250G, porem a opcao estender memoria esta desabiltada.peco uma explicacao clara de como posso corrigir isso.

  5. Olá Marcelo. Estou tentando diminuir o volume da minha partição C: para criar uma nova partição e nela instalar o linux. A partição C: possui 443 GB e 328GB livres, porém tudo que o gerenciamento de discos me permite reduzir dela é 594MB. Todos que vejo que utilizaram esse procedimento para liberar memória para criar uma nova partição conseguiram reduzir tranquilamente lá seus 50GB. Existe algo que eu possa fazer quanto a isso? Ou somente uma formatação seria a solução?

  6. Prezado amigo, não há cristo que faça a minha partição c: expandir. Nela estou rodando o windows 8.1 single Language, você possui alguma dica para me passar? Muito obrigado!

    • Boa noite Leandro.
      Tem como postar aqui um print da sua tela de gerenciamento de discos? O “espaço não alocado” que você tem, está no mesmo disco da sua unidade C?

      Obrigado.
      Marcelo Strippoli

      • Prezado Marcelo, primeiro, muito obrigado pela resposta.
        Como eu estive comentando, o windows 8.1 single language está rodando na partição C, sendo que já tentei realocar espaço das outras partições para o C: e não consigo. Eu consigo dividir a outra partição, criar uma nova, excluir a antiga, mas não consigo expandir a C.
        Quanto ao print que você me solicitou, não consigo postar nessas respostas. Há alguma outra maneira?

  7. Esse EASEUS Partition Master Home Edition é muito bom mesmo. Consegui aumentar o tamanho do disco C transferindo parte do volume do disco D não utilizado. Porém, fiquem atentos pois muitas vezes pra fazer alguma alteração nos discos C e D, é necessário que o EASEUS esteja instalado numa partição separada. Nesse caso, eu criei uma nova partição a partir do volume não alocado que foi retirado previamente do disco C.

  8. Eu segui os passos do video: diminuí o disco D e deixei o espaço não alocado, mas, mesmo assim, não tem a opção de aumentar o disco C.
    Os dois estão no mesmo disco: Disco 0.
    Uso Windows 8 Single Language.
    O disco D possuí 413 GB, o C 40 GB e está cheio por isso quero amentá-lo.

  9. no meu pc ta assim : system (117 gb)
    não alocado 5 gb
    c (252 gb)
    d(207)
    quero almentar o D mas não consigo PQ não tem a opção expandir ?
    oque eu faço ? queria diminuir a C (ONDE ESTAR O SISTEMA) e aumentar o D ( onde eu armazeno minhas coisas) ?

    • Boa noite Danilo.
      O disco onde está o D é o mesmo que tem esse espaço não alocado de 5GB? O espaço não alocado e a unidade que vc quer aumentar, tem que estar no mesmo disco.

      Att.
      Marcelo

  10. Olá, assisti a seu vídeo mas não explica como resolver o meu caso. Não consigo estender o volume C, onde está instalado o Windows 8. A opção aparece inativa, mesmo havendo volume não alocado. O que faço?

  11. Boa Noite Marcelo,

    Tenho a seguinte situação em meu HD 500 gigabytes:

    – Windows 8.1 ……………………………………….230,400 gb;
    – Dados e Outros …………………………………..224,400 gb;
    – Reinstalação …. ……………………………………..9,523 gb;
    – Fat32 (Esp)…………………………………………….0,500 gb;
    – Fat32 (Diag)……………………………………………0,040 gb;
    – WinReTools…………………………………………….0,490 gb;
    – Unlabeled……………………………………………….0,350 gb;

    Tenho um notebook Dell Vostro 5470, e desejo reduzir o espaço alocado para o Windows 8.1, que como você pode notar, consome quase a metade do HD.
    Quanto devo deixar para o Windows 8.1 e outros softwares a serem instalados? 100 gb/
    Gostei muito do seu vídeo, e penso que poderias dar-me uma grande ajuda.
    Posso contar com você?

    Osíris Jr.

    • Bom dia Osíris.
      Agradeço por ter visto e gostado do vídeo.
      Sobre a sua dúvida, é muito relativo. Eu por exemplo destino de 100 a 150GB de espaço para a unidade onde o sistema operacional é instalado, pois eu utilizo a partição somente para o Windows, Office e outros aplicativos. É importante que você tenha pelo menos 50GB livres, justamente para instalar um aplicativo futuramente e para receber as atualizações do Windows também. Essa é a minha sugestão, ok?

      []´s
      Marcelo

      • Bom Dia Marcelo,

        Obrigado por responder.
        Agora, preciso de mais um suporte, na redução do espaço atual ocupado pelo SO.
        Ao tentar reduzir o espaço, o SO não permite a operação, alegando que há arquivos em outros setores.
        Como faço esta redução?
        Excluindo a partição e criando uma com 150 gb, e em seguida repondo a imagem do SO antes da redução?

        Saudações,

        Osíris Jnr

        • Boa noite.
          Essa partição não tem nada? Não é do sistema (C:)?
          Se não tiver usando essa partição e não conter dados, você pode sim excluir e criar novamente com o tamanho que você quer.

  12. e ae Marcelo, eu diminuir o volume do disco ‘D’ agora tem alguns gigas sobrando no HD, porém eu queria colocar esses ‘gigas’ sobrando no disco C ta no mesmo HD, porem nao mostra a opção esteneder volume no disco C, o que q eu faço??

    • Boa tarde Erick. No disco aparece o espaço não alocado que você tem disponível? O seu windows 8 é professional, enterprise ou single language?

    • Boa noite Eduardo.
      Neste caso você deve ter um espaço não alocado no mesmo disco que está a sua partição C. Uma dica seria a seguinte, se você tiver bastante espaço livre no disco, diminua o volume o espaço que ficará não alocado, ai você usa para expandir a partição C, entendeu? []´s

Deixe uma resposta