Guia de Estudos para produtos Microsoft. O caminho para o seu desenvolvimento...

Guia de Estudos para produtos Microsoft. O caminho para o seu desenvolvimento profissional – Parte 3 > MVA – Microsoft Virtual Academy

546
0
COMPARTILHAR

Chegamos a parte 3 série de artigos “Guia de Estudos”. Agora vou apresentar para vocês o Microsoft Virtual Academy (MVA). Trata-se de cursos/treinamentos gratuitos feitos por especialistas que entendem do assunto. Atualmente é o melhor conteúdo oficial gratuito relacionados a produtos Microsoft. O MVA me ajudou muito a tirar a certificação MCSA de Windows Server 2012. Para você que quer conhecer a tecnologia ou se preparar para certificações, esse conteúdo irá lhe ajudar muito.

Constantemente temos novos treinamentos, de diferentes tecnologias. Vale a pena dedicar um tempo para realizar um treinamento do MVA. A página organiza seus treinamentos e a cada conclusão você ganha uma pontuação, ganhando visibilidade dentro do Microsoft Virtual Academy.

Todos os módulos de qualquer curso possui um teste no final, para você testar tudo que absorveu durante o treinamento. Vale lembrar que você deve logar com uma conta da Microsoft para ter acesso ao conteúdo.

Existem treinamentos sobre diversas tecnologias. Veja abaixo uma imagem mostrando as categorias/tecnologias:

MVA-01Clicando em um dos produtos, abrirá uma página com a relação dos cursos. No caso deste exemplo, em selecionei Windows Server.

MVA-02

Cada treinamento possui um nível e pontuação, que será somada ao seu perfil quando concluir o curso e atingir a pontuação mínima para passar de módulo. Para realizar o treinamento, clique no item destacado em verde “Adicionar ao meu plano de aprendizagem”.

Após adicionar o treinamento ao seu plano de aprendizagem, ele será adicionado no quadro localizado ao canto direito, veja:

MVA-03

Clicando no treinamento, abrirá a página conteúdo todo o conteúdo programático do curso e você dará inicio ao treinamento. É muito comum os treinamentos terem vídeos e links de conteúdos complementares.

MVA-04

O sistema para realizar o treinamento é bem simples e amigável. Todo o conteúdo está em português, mas se você possui facilidade no idioma inglês, você pode ter acesso ao Microsoft Virtual Academy americano, onde a quantidade de cursos e treinamentos é maior. Para alterar o país, observe no canto direito superior.

MVA-05

Aparece seu nome, o país e a opção de sair. Clique no país, no caso Brasil. Altere seu país para “United States”. Em seguida clique no botão SALVAR mais abaixo.

MVA-06

Feito isso você já poderá visualizar os treinamentos realizados pela equipe de especialistas para o MVA americano.

Concluo esse artigo incentivando vocês a utilizarem essa ferramenta de aprendizado. Muitos vezes reclamamos que não temos conteúdo de qualidade para nos auxiliar em nosso desenvolvimento profissional, e quando temos, devemos aproveitar ao máximo, que é o caso do Microsoft Virtual Academy. Temos que valorizar esse serviço e os profissionais que se dedicam para entregar esse conteúdo para todos.

Deixe uma resposta