Windows 10 build 10130 – Novidades interessantes

Windows 10 build 10130 – Novidades interessantes

654
1
COMPARTILHAR

Alguns usuários já podem atualizar o Windows 10 para a compilação 10130. Essa nova compilação ainda não está disponível para todos e deve ser liberada aos poucos.
Pesquisei alguns sites para ver as principais novidades dessa compilação. Muitas coisas interessantes estão presente nessa compilação, assim como correções importantes para deixar o sistema operacional mais estável e completo.

Vocês podem conferir o post oficial sobre essa compilação 10130 no blog da Microsoft, segue link: http://blogs.windows.com/bloggingwindows/2015/05/29/announcing-windows-10-insider-preview-build-10130-for-pcs

Vamos começar falando da personalização do menu iniciar, onde agora é possível mostrar aplicativos e sugestões de conteúdo, exibição de programas abertos recentemente entre outras opções. Vale lembrar que teremos mais novidades até a versão final do sistema operacional. Atualmente ela encontra-se na versão preview. Veja abaixo imagem onde personalizamos itens do menu iniciar.

101030-Start-Settings

Outro questão que vem sofrendo grande alterações são os designs dos ícones. Quem não se lembra as alterações que já tivemos no ícone da lixeira por exemplo? Abaixo temos uma imagem que mostra alguns ícones que foram utilizados. A relação da última linha são os mais recentes.

icons-iterations-3 (1)

Uma mudança legal que foi apresentada nessa compilação 10130 foi a lista da barra de tarefas, que aparece quando clicamos com o botão direito do mouse. Veja abaixo a comparação de como era antes e como está na compilação 10130.

10130-jumplist_OLD
Antes

10130-jumplist
Lista da barra de tarefas na compilação 10130.

O novo navegador Microsoft Edge também vem com novidades. Nessa compilação 10130 ainda utilizam o codenome “Project Spartan”, mas a Microsoft já anunciou que o nome a ser utilizando pelo novo navegador será “Microsoft Edge”. Umas das novidades é que o usuário pode fixar ou desfixar o painel de Cortana. Outra novidade importante é que agora será possível reproduzir vídeos em tela cheia. Veja abaixo imagem do novo navegador Microsoft Edge.
10130-msft-edge-pane-pinning

Junto com essas novidades temos um pacote de correções e melhorias também, muitas delas graças a participação dos usuários no Windows Insider Program. Essa aproximação do usuário com a Microsoft facilitará muito para que o Windows 10 seja desenvolvido para atender os usuários da melhor maneira, seja na plataforma PC/Notebook, Tablets e Celulares. Se você não conhece o Windows Insider Program, segue vídeo que fiz falando sobre o programa e como participar: http://www.mswiki.com.br/windows-10-windows-insider-program-e-windows-feedback

A compilação 10130 também trouxe uma alteração no atalho para abrir Cortana, onde antes utilizávamos a tecla Win Key + Q e agora é usado Win Key + C. Abaixo temos uma imagem de Cortana sendo acionada ao utilizar o atalho Win Key + C.
10130-cortana-keyboard-shortcut

1 Comentário

Deixe uma resposta