Home Sistemas Operacionais Windows 8.1 Windows 8.1 – Melhorando a conexão com a internet configurando o melhor...

Windows 8.1 – Melhorando a conexão com a internet configurando o melhor DNS

1838
2
COMPARTILHAR

Neste vídeo eu mostro como melhorar a sua conexão de internet configurando o melhor servidor de DNS para o seu computador. Um servidor DNS é o responsável por converter nomes de domínios digitados no navegador para endereços Ips. Quando temos um servidor DNS com problema ou instabilidade, o tempo de resposta fica alto e com isso a abertura e navegação nos sites é diretamente afetada. A ferramenta DNS Benchmark permite realizar testes de benchmark (desempenho) para analisar e comparar as performances de servidores DNS, e ver aquele servidor de DNS que está com o melhor tempo de resposta para a sua conexão.

Link para baixar o aplicativo DNS Benchmark: https://www.grc.com/dns/benchmark.htm

 

2 Comentários

  1. Muito bom esse tutorial.
    Fiz no meu computador e funcionou muito bem. Mas quando fui configurar o melhor dns num controlador de domínio (Windows server 2012) que já estava configurado com host local (127.0..0.1) no dns preferencial e o servidor do google (8.8.8.8) no dns alternativo.

    Ao alterar o dns alternativo para o servidor dns da uol (que aqui na minha região é mais rápido) ele exibiu um aviso da Microsoft TCP/IP dizendo que vários gateway se destinam a fornecer redundância a uma única rede (como uma intranet e internet). que não poderiam funcionar corretamente quando os gateways estiverem em redes separadas (um funcionando na internet e o outro na intranet). É normal este aviso? Qual a melhor solução para alterar o este servidor dns? lembrando que existe um serviço de opendns (para bloqueios de domínios) rodando no DC também.
    Muito bom este canal, parabéns pela iniciativa.
    Abraço.

    • Obrigado pelos parabéns Fábio.
      Sobre a sua dúvida, o ideal seria você configurar os dns como “forwarders” no seu servidor de DNS, caso o seu controlador de domínio seja também um DNS server. Tem um vídeo legal que fiz mostrando e falando sobre os “forwarders” (encaminhadores em português). Configurando dessa maneira, todos os hosts que estão na sua zona de dns vão resolver nomes internos pelo DNS da sua rede local, e quando tiver que consultar algo pela internet, vão pelos DNS que tiverem configurados como encaminhadores.
      Essa mensagem que você citou, aparece quando temos gateway configurado em mais de uma interface de rede ou então quando o ip do gateway é diferente do ip da sua rede local.

      Att.
      Marcelo

Deixe uma resposta