Novidades do Windows Server 2012 R2

Novidades do Windows Server 2012 R2

526
2
COMPARTILHAR

Este artigo eu li no site do Baboo e achei interessante compartilhar com todos aqui no blog.

A Microsoft divulgou em 03/06/2013  algumas das novidades presentes no Hyper-V do Windows Server 2012 R2, antes conhecido pelo codinome Windows Server Blue.

Novidades no Hyper-V do Windows Server 2012 R2

Novidades no Hyper-V do Windows Server 2012 R2

Esta nova versão da plataforma de virtualização da Microsoft suportará a criação de máquinas virtuais baseadas em UEFI (apenas versões 64 bits do Windows 8, Windows Server 2012 e posteriores) com suporte para Secure Boot e sem dispositivos emulados.

Vale destacar que máquinas virtuais criadas no Hyper-V do Windows Server 2012 (Gen1) não suportarão o upgrade para Gen2 por causa do suporte para UEFI e do uso de partição GPT para inicialização ao invés de MBR.

Gen2VM

Além disso, o Hyper-V do Windows Server 2012 R2 permitirá uma maior interação com as máquinas virtuais com suporte total para acesso remoto (mesmo quando a rede estiver offline).

As máquinas virtuais agora são ativadas automaticamente quando hospedadas no Windows Server 2012 Datacenter e ele inclui suporte para ativação “zero touch” para hosters e empresas, suporte para cópia e colagem de texto rico e elementos gráficos no console do Hyper-V, recurso copiar e colar como um commandlet do PowerShell para máquinas virtuais baseadas em linha de comando e o USB Passthrough pode ser habilitado via Objeto de Diretiva de Grupo. O USB Passthrough permite que um dispositivo USB conectado à máquina física seja acessado por um a máquina virtual do Hyper-V do Windows Server 2012 R2.

Ele também oferece um desempenho de 2x a 10x mais rápido durante a migração de máquinas virtuais quando elas estão em execução (Live Migration), suporta a migração de máquinas virtuais do Windows Server 2012 para Windows Server 2012 R2, a compressão da memória da máquina virtual agiliza o processo de Live Migration e o suporte para SMB Direct permite migrações em tempo real de máquinas virtuais em alta velocidade sobre redes com alto desempenho (RDMA).

FasterLM1-Hyper-V

Esta nova versão do Hyper-V também suporta o redimensionamento, exportação e clonagem de discos rígidos virtuais no formato VHDX quando a máquina virtual está em execução, assim não é preciso interromper seu trabalho durante o processo.

OnlineVHDResize

Os administradores também poderão habilitar o recurso Quality of Service (QoS) para armazenamento. Com isso é possível restringir a taxa de transferência do disco rígido virtual para máquinas virtuais hiperativas. Este recurso pode ser configurado mesmo com a máquina virtual em execução:

StorageQoS

O Hyper-V do Windows Server 2012 também traz diversas melhorias no recurso Hyper-V Replica. Com esta nova versão agora é possível replicar uma máquina virtual replicada de outro Hyper-V.

Isto permite que uma empresa de hospedagem operando como alvo do Hyper-V Replica faça o backup ou replique uma máquina virtual para redundância. Além disso, é possível controlar a frequência com que os logs de replicação são enviados da fonte para o alvo.

ReplicaFrequency

Sobre o Hyper-V

O Hyper-V é parte integrante do Windows Server e oferece uma plataforma de virtualização que permite aos clientes migrarem para a nuvem.

Introduzido primeiramente como parte do Windows Server 2008, e depois expandido e aprimorado no Windows Server 2008 R2, o Hyper-V oferece às empresas uma ferramenta de otimização dos investimentos em hardware de servidor, através da integração de múltiplas funções de servidor em máquinas virtuais rodando em um único servidor físico.

O Hyper-V também pode ser usado para rodar, em um único servidor, múltiplos sistemas operacionais de forma eficiente — incluindo sistemas operacionais não desenvolvidos pela Microsoft, como o Linux — e usufruir do potencial da computação de 64 bits.

Fonte: http://www.baboo.com.br/windows/novidades-no-hyper-v-do-windows-server-2012-r2/

2 Comentários

    • Today the difference between hyper-v and vmware is not so big like two years ago. Hyper-V has improved a lot and today is almost equal to vmware.

Deixe uma resposta