Início Sistemas Operacionais Windows 10 – Entendendo e instalando o Client SSH

Windows 10 – Entendendo e instalando o Client SSH

399
0

Essa semana tivemos uma grande novidade na versão Fall Creators Update do Windows 10, que foi a inclusão do recurso SSH Client. Mais uma demonstração de que a Microsoft está pensando nos usuários e administradores de ambientes Linux. Isso vem ficando mais evidente desde o lançamento do Windows 10.

O que é SSH Client?

Muitos usuários de Windows não tem conhecimento do que é um Client de SSH. É muito simples, vamos trazer essa experiência para o mundo Windows para facilitar o entendimento. Quando precisamos conectar remotamente em um computador utilizamos o “Remote Desktop”, mais conhecido também como MSTSC quando digitamos no executar.

Para realizarmos esse mesmo tipo de conexão remota em máquinas Linux, utilizamos Client de SSH. Existem alguns que realizam essa função, mas o mais conhecido é o Putty.
Com a inclusão desse novo recurso no Windows 10 Fall Creators Update, não há mais necessidade de utilizar software de terceiros para realizar essa conexão remota. Agora basta realizar via prompt de comando do próprio Windows.

Nesse vídeo explico de maneira simples o que é um Client de SSH e mostro como instalar e utilizar.

Importante

Lembrando que “neste momento” está presente somente na versão Fall Creators Update do Windows 10 (versão 1709). Para ver a versão atual do seu Windows 10, vá no executar e digite WINVER.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here